Brincar para Aprender

Brincar para Aprender

 

“Conservar e valorizar o património é indispensável” é a mensagem que se pretendeu transmitir a toda a população do território, tendo-se definido como mensageiros as crianças e jovens em idade escolar.
Projeto de cooperação em parceria com os GAL dos Açores GRATER e ASDEPR e associações congéneres da Região de Andaluzia, na Espanha, executado em 2006-2008, permitiu a criação dos seguintes materiais de apoio:
• Desenho Animado “A Turma”, composto por quatro episódios com uma duração total de 39 minutos. Através da criação de seis personagens, desenvolveu-se uma história que sensibiliza, a população infantil e juvenil, para a importância da preservação do património natural e arquitectónico.
Esta mensagem foi transmitida através dos meios de comunicação social, nomeadamente pela RTP – Açores.
Posteriormente, foi editado o desenho animado em DVD para distribuição gratuita por diversas instituições como é o caso de escolas, ateliers de tempos livres, ludotecas, bibliotecas, entre outras.
• Jogos Didáticos “Açor Sábio” e “Saber +”, do tipo “trivial” que despertem o interesse das crianças e jovens e ponha à prova e/ou enriqueça os seus conhecimentos em relação ao nosso património natural e arquitectónico. Os jogos foram igualmente de distribuição gratuita pelas instituições escolares e de tempos livres.

Montante de Investimento: € 57.600,00
Montante de Despesa Pública: € 57.600,00
Apoio financeiro da EU – LEADER+: € 37.440,00