Municípios açorianos juntam-se à Hora do Planeta

A Câmara Municipal da Horta vai juntar-se à Hora do Planeta, uma iniciativa verde realizada à escala mundial, pela World Wide Fund for Nature (WWF).

A autarquia faialense vai apagar simbolicamente a iluminação pública do Largo Duque de Ávila e Bolama, da Torre do Relógio, do Parque da Alagoa e do Forte de Santa Cruz.

No outro lado do Canal, este ano, à semelhança de anos anteriores, o Município das Lajes do Pico associou-se à iniciativa desligando as luzes dos Paços do Concelho, da Biblioteca Municipal Dias de Melo, do Centro de Artes e Ciências do Mar e do jardim da Baleia, num ato simbólico de preocupação ambiental.

Também a Câmara Municipal da Madalena associou-se, igualmente, esta iniciativa.

A autarquia vai desligar as luzes de todos os edifícios municipais, juntando-se às centenas de milhões de entidades e pessoas em todo o mundo, num momento único de contemplação do Planeta que, pelo décimo quinto ano consecutivo, fica às escuras.

Ainda no Pico, o município de São Roque também vai aderir à iniciativa desligando ou reduzindo a intensidade das luzes da Câmara Municipal, Biblioteca, Centro Multimédia, Casa dos Sofias e Posto de Turismo, bem como no Jardim Municipal, Avenida do Mar e no Jardim da Alameda.

Já mais a ocidente, a Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores também irá participar na iniciativa, apagando as luzes do edifício dos Paços do Concelho, do Parque do Boavista, do Museu Municipal, do Jardim do Hospital e do Parque Infantil.

Tendo, este ano, como tema central “A Água e as Alterações Climáticas”, o evento será ainda celebrado digitalmente com a “Hora da Água”, um programa online apresentado por Leonor Poeiras, embaixadora da ANP|WWF, sensibilizando os portugueses para o desperdício deste recurso vital.

A Hora do Planeta teve início em 2007, na Austrália, e desde então tornou-se um fenómeno global. No ano passado, atingiu milhares de cidades e vilas, em 190 países de todos os continentes, recebendo títulos como “a maior campanha do mundo pelo Planeta”.

Este ano a iniciativa decorre dia 27 de março, sábado, a partir das 20H30. Os interessados podem consultar o vídeo oficial desta campanha aqui.