O Mar 2020 fechou o primeiro semestre do ano com uma taxa de execução de 55% dos valores programados: 392,5 milhões de euros de Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, para serem executados até 31 de dezembro de 2023.
Só neste primeiro semestre de 2021 foram executados 48 milhões de euros aumentando a taxa de execução do programa em oito pontos percentuais.
Para garantir que os beneficiários dispõem de liquidez suficiente para realizarem os seus projetos, 63% do apoio público aprovado foi já pago.
Até ao momento, foram aprovados 5.674 projetos que envolvem um investimento de 691,4 milhões de euros que, para a sua realização, contam com um apoio público de 465 milhões de euros.
As prioridades de investimento que apresentam o maior dinamismo da execução são as dedicadas a “Promover a Comercialização e a Transformação dos Produtos da Pesca e Aquicultura” e a “Promover uma pesca ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva e baseada no conhecimento” com, respetivamente, 70% e 62% da dotação programada já executada.
Veja aqui o ponto de situação do programa.