O Programa Operacional Mar 2020 totalizou, até ao final de novembro, cinco mil projetos apoiados, que envolvem 681 milhões de euros de investimento, e 44% de execução da dotação, de acordo com o Ponto de Situação a 30 de novembro.
“Até ao fim de novembro, cinco mil projetos, que envolvem 681 milhões de euros de investimento no sector das pescas, da transformação e da aquicultura estão realizados ou em realização com um apoio público do Mar 2020 de 454 milhões de euros. Assim, 90% da dotação do programa está comprometida”, lê-se em nota divulgada no site do programa.
Por sua vez, 44% da dotação programada foi executada, uma subida de três pontos percentuais face ao mês anterior. No período em causa, foram validados 23,6 milhões de euros de despesa, a que correspondem 15,9 milhões de euros de despesa pública.
Em comparação com novembro do último ano, a taxa de compromisso era então de 73% e a taxa de execução era de 30% da dotação programada. Em um ano o programa aumentou 17 p.p. a taxa de compromisso e 14 p.p. a taxa de execução.
Estas são as respostas em curso às novas necessidades de apoio dos operadores económicos do sector.