Considerando a conjuntura atual que exige dos artesãos açorianos uma dinâmica e adaptação acrescidas, a ADELIAÇOR – Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores, está a realizar duas ações de formação em formato digital, enquadradas no projeto Craft & Art, cofinanciado pelo Programa INTERREG (Cooperação Territorial Europeia – FEDER).
Em parceria com o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património e através da plataforma Zoom, a formação é gratuita e consiste em dois cursos com a duração de três semanas cada um.
Os cursos são destinados aos artesãos da zona de intervenção da ADELIAÇOR, inscritos no CRAA – Centro de Artesanato dos Açores, que trabalham o artesanato certificado dos Açores, havendo dez formandos inscritos.
Esta iniciativa iniciou-se no dia 2 de março com o curso de Marketing Digital aplicado às Redes Sociais que visa ajudar os artesãos a distinguir e caracterizar as redes sociais, assim como tirar proveito destas novas formas de comunicação, aplicando-as ao seu negócio. Esta ação de formação termina a 22 de março.
Posteriormente, a 29 de março inicia-se o curso de Marketing Digital – Lojas Online que pretende transmitir aos artesãos novas competências relacionadas com transações comerciais a partir de ambientes virtuais; os impactos e os efeitos do advento da nova economia; e a aplicação de ferramentas de gestão da informação e da comunicação. Esta ação de formação decorre durante 3 semanas e termina a 20 de abril.
A formação realiza-se em horário pós-laboral de forma a adaptar-se aos horários dos artesãos que trabalham por conta de outrem e inclui momentos de formação em modo síncrono (em tempo real com o formador através de videoconferência) e modo assíncrono (sem o formador) e é certificada como Formação Profissional.