Workshops europeus debatem oceanos

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2020 decorreu o primeiro workshop da Coligação Europeia do Oceano (CEO). Esta é uma nova iniciativa da Comissão Europeia que visa colocar a alfabetização oceânica no topo da agenda política. As 76 organizações fundadores da CEO reuniram-se online para conhecerem e partilharem ideias sobre três temas prioritários: “Clima e Oceano”, “Alimentação e Oceano” e “Oceano Limpo e Saudável”.

O primeiro dia do evento foi dedicado a uma série de workshops online, que serviram de plataforma para as diversas organizações que compõem a coligação apresentarem o seus processos e as ferramentas de apoio à ação coletiva de cada uma das três comunidades da CEO: a Ocean Literacy Platform, a European Youth Forum for the Ocean e a Network of European Blue Schools.

Já o segundo dia foi dedicado à dinamização de ações coletivas, mobilizando representantes das três comunidades acima referidas, que exploram a diversidade, a riqueza cultural e a partilha de conhecimento.

A FARNET, rede europeia de zonas de pesca que concentra Grupos de Ação Local na União Europeia (UE) e com a qual a ADELIAÇOR colabora, também irá coorganizar um evento digital na Semana Europeia das Regiões e Cidades em cooperação com a Direção-Geral da Comissão Europeia para a Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Com o tema “Facilitating Bottom-up Community-led Local Development (CLLD) in practice”, o evento realiza-se a 14 de outubro e faz parte de um grupo temático sobre “Empowering Citizens”.

O objetivo principal da FARNET passa pela melhoria dos sistemas de execução do CLLD no próximo período de programação, incidindo junto das autoridades de gestão de fundos da UE. As inscrições já estão abertas e encontram-se disponíveis em: www.europa.eu/regions-and-cities/home_en.