Webcast debate o papel da floresta na economia

Aproveitando o Dia da Floresta Autóctone, o Centro PINUS, Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, irá realizar no dia 23 de novembro às 20h00 (hora dos Açores), através da plataforma Zoom, o PINUS Webcast com o tema “O Papel da Floresta na Recuperação Económica Nacional”. No foco da questão estará a importância de gerir e cuidar a floresta nacional, também e, especialmente, nesta fase em que a recuperação económica é uma preocupação de todos.

O Centro PINUS pretende transmitir uma visão integrada e holística, complementando a visão económica com diferentes abordagens a nível ambiental e social. Assim, irão estar em discussão as seguintes perspetivas:

  • A Importância da Floresta na Recuperação Económica;
  • Recuperação Económica Sustentável – O foco na Floresta;
  • A Recuperação Social e Emocional – O papel da Floresta.

No contexto económico serão discutidas questões como a relevância de diversificar a economia nacional e o potencial da floresta na recuperação económica, nomeadamente, através da produção de bens transacionáveis e de alto valor acrescentado nacional. Contar-se-á com a participação de João Ferreira do Amaral, economista, professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e comentador económico.

Na área ambiental falar-se-á sobre a gestão sustentável dos recursos florestais, do ordenamento do território, do papel das áreas de minifúndio e das oportunidades e falhas do plano de recuperação económica. Este tema será discutido por Francisco Ferreira, presidente da Associação ZERO – Associação do Sistema Terrestre Sustentável, e professor da área do ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Na abordagem social o evento pretende explorar a importância da floresta na coesão social, no fortalecimento das famílias e até, no estado emocional das pessoas enquanto indivíduos. Assim, surge a intervenção da Associação de Escoteiros de Portugal, na presença do Escoteiro Chefe Nacional Adjunto, José Pamplona, com um trabalho destacado de vivência da floresta ao nível do desenvolvimento pessoal.

As inscrições podem ser efetuadas aqui.