UE organiza Semana Verde Europeia

A poluição afeta-nos a todos, seja pelo ar que respiramos, a água que bebemos ou da terra onde cultivamos os nossos alimentos. É a maior causa ambiental de múltiplas doenças mentais e físicas e de mortes prematuras, especialmente entre crianças, pessoas com determinadas condições médicas e idosos.

Mas a poluição não afeta a população por igual. As pessoas que vivem em áreas metropolitanas, que muitas vezes habitam perto de locais contaminados e onde existe um fluxo muito grande de tráfego. A poluição também é uma das principais razões para a perda de biodiversidade, que reduz a capacidade dos ecossistemas absorverem CO2.

O Plano de Ação da União Europeia para alcançar o objetivo da “Poluição Zero” vai ao encontro do que está estipulado no Pacto Ecológico Europeu. Este plano irá ajudar a criar ecossistemas livres de poluição um pouco por toda a UE, monitorizando e prevenindo melhor a poluição causada no ar, água, solo e produtos.

Este plano apoiará também a recuperação pós-COVID 19, ajudando a reconstruir uma economia da UE mais sustentável, criando oportunidades de emprego e reduzindo as desigualdades sociais. A Semana Verde Europeia deste ano será dedicada à “Ambição de Poluição Zero” e irá analisar outras iniciativas europeias relacionadas com as alterações climáticas, consumo de energia, indústria, mobilidade, agricultura, pescas, saúde e biodiversidade.

A Semana Verde da UE 2021 será uma oportunidade de envolver todas as partes interessadas e cidadãos europeus.

Todos os interessados podem inscrever-se na sessão virtual, que irá decorrer entre 1 e 4 de junho, aqui.