UE lança nova plataforma de cidadãos

O Conselho Executivo da Conferência sobre o Futuro da Europa reuniu-se, esta quarta-feira, para dar continuidade aos preparativos para o arranque da Conferência.

O Conselho Executivo aprovou a plataforma digital que irá permitir que todos os cidadãos da União Europeia (UE) contribuam para a Conferência. Foram também acordados os métodos de trabalho e avançou-se nos preparativos para um evento formal a realizar no Dia da Europa, a 9 de maio.

Um debate aberto e inclusivo que promova a democracia participativa

A partir de 19 de abril, os cidadãos de toda a Europa poderão expressar os seus pontos de vista sobre quaisquer questões que considerem importantes para o futuro da UE, através desta nova plataforma digital. Será assim possível aos cidadãos apresentarem, pela primeira vez a um nível europeu, as suas ideias, comentarem as ideias de outros cidadãos, criarem e participarem em eventos. A plataforma será o núcleo central da Conferência, um espaço onde serão reunidos e partilhados todos os contributos dos cidadãos, incluindo eventos descentralizados, painéis dos cidadãos europeus e sessões plenárias da Conferência.

A plataforma contém um mecanismo sofisticado que reunirá e analisará as principais questões levantadas pelos cidadãos, que serão incluídas nos painéis de cidadãos europeus e as sessões plenárias da Conferência. Além disso, a plataforma disponibilizará informação sobre a estrutura e o trabalho de Conferência, bem como recursos úteis para os organizadores de eventos, incluindo um catálogo dos eventos principais, através do qual poderão promover as suas iniciativas a nível local, regional, nacional e europeu. Graças a um mapa de eventos, os cidadãos poderão facilmente procurar aqueles em que pretendam participar.

A hashtag oficial da Conferência – #TheFutureIsYours – é um convite para que os cidadãos europeus contribuam para a definição do futuro da UE: “O futuro está nas suas mãos.”

Evento inaugural no Dia da Europa

Paralelamente, o Conselho Executivo fez progressos significativos na preparação do evento formal da Conferência que terá lugar no Dia da Europa, 9 de maio, dependendo das condições sanitárias que então se verifiquem. Além disso, adotou os métodos de trabalhos específicos do Conselho e discutiu pela primeira vez a regulamentação preliminar para a composição e o trabalho das sessões plenárias da Conferência.

Próximos passos

O Conselho Executivo reúne-se novamente dentro de duas semanas, com o objetivo de concluir a discussão sobre a  regulamentação e de tratar de outros pré-requisitos para a organização da Conferência.