UE lança inquérito online sobre florestas

Conforme anunciado no comunicado referente ao Pacto Ecológico, a Comissão Europeia está a desenvolver uma nova estratégia florestal já a pensar no pós-2021. A estratégia terá como base o plano de biodiversidade da União Europeia (UE) para 2030, e irá promover todas as potencialidades que as florestas oferecem.

A estratégia também tem como objetivo garantir florestas saudáveis ​​e resistentes, que contribuam significativamente para a biodiversidade e para o cumprimento de objetivos ambientais como reduzir e controlar catástrofes naturais, garantir meios de subsistência e apoiar uma bioeconomia circular.

Para além de ajudar a UE a cumprir os seus compromissos internacionais, esta estratégia vai constituir a base de uma abordagem consistente e ambiciosa sobre as florestas, permitindo uma liderança mais forte da UE a nível internacional.

Para ajudar a conseguir um plano mais forte e consistente, a Comissão Europeia está a pedir a participação dos cidadãos, através de um inquérito online, que a será, posteriormente, incluído na preparação da futura estratégia florestal.

A Comissão Europeia está à procura de contributos que vão desde autoridades nacionais, regionais e locais, a proprietários e gestores florestais, indústrias e empresas de base florestal, sindicatos, cidadãos europeus, consumidores de produtos derivados de madeira, organizações não-governamentais ou universidades.

Os questionários estão disponíveis em várias línguas oficiais da UE e pode ser acedido aqui.