UE apresenta documento que analisa oceanos

A Governação Internacional dos Oceanos (IOG) desempenha um papel crucial na promoção de oceanos saudáveis, travando a perda de biodiversidade e lutando contra as alterações climáticas. A União Europeia (UE) está empenhada em reforçar a resiliência dos oceanos e das sociedades e economias que deles dependem.

Em 2020, a UE lançou uma consulta sobre os objetivos da IOG com questões específicas sobre os domínios de ação ao abrigo de cada um dos três pilares identificados na comunicação conjunta de 2016. A maioria dos entrevistados apoiou o objetivo geral de garantir oceanos limpos, saudáveis, protegidos e sustentáveis, ao mesmo tempo que apelou para a incorporação de elementos como “resiliência” e alterações climáticas.

Os resultados da consulta encontram-se disponíveis aqui.

A consulta complementa dois eventos importantes da IOG que tiveram lugar em abril e dezembro de 2020, com uma série de debates temáticos que permitiram às partes interessadas e aos especialistas fornecerem contributos, em conformidade com os valores e ações fundamentais da UE.

A reunião final do fórum do IOG ocorre em abril deste ano. Esta será a oportunidade de ver como fortalecer o papel fundamental da UE para melhorar o IOG, transformando as recomendações em ações concretas e ambiciosas.