Seminário debate gestão dos solos

O seminário EIP-AGRI “Solos Saudáveis para a Europa: Gestão Sustentável Através do Conhecimento e da Prática’ terá lugar online de 13 a 14 de abril.

O seminário foi originalmente planeado como uma reunião presencial a realizar em outubro de 2020 em Portugal. No entanto, tendo em conta a pandemia causada pelo Covid-19, o evento foi inicialmente adiado e, posteriormente, convertido em um evento virtual.

Solos saudáveis são fundamentais para a produção sustentável de alimentos, rações e fibras.

Além disso, solos saudáveis fornecem muitas outras funções que contribuem para o bem-estar humano, como filtragem de água, reciclagem de nutrientes e conservação da biodiversidade. A saúde do solo é afetada por práticas de utilização insustentáveis, onde se inclui a lavoura frequente, que acelera a perda de matéria orgânica do solo, uso incorreto de agroquímicos, que leva à poluição do solo e da água, e práticas de irrigação que causam problemas de salinização.

As alterações climáticas também podem afetar os solos de maneiras diferentes. Chuvas intensas e períodos de seca mais frequentes podem aumentar a erosão, a lixiviação de nutrientes e poluentes, perdas de carbono e a salinização do solo. Do lado positivo, as práticas que melhoram a saúde do solo podem mitigar ou mesmo reverter esses efeitos negativos, incluindo os impactos das mudanças climáticas.

Este evento interativo é dedicado a trocar soluções práticas para problemas de saúde do solo e discutir o que precisa ser feito para que as fazendas os resolvam.

Para mais informações, consulte este link.