Projeto quer prevenir acidentes com máquinas agrícolas

Os acidentes com máquinas agrícolas são a principal causa de morte no trabalho agrícola em Portugal e provocaram uma média de cerca de quatro mortes por mês em 2020. Os dados são da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal e foram o mote para o desenvolvimento do projeto AgroSafeBox, um produto de segurança para máquinas agrícolas e florestais com condutor.

O consórcio que está na génese deste projeto é liderado pela Project Box, Lda., conta com a participação da Technological and Intelligent Systems, Lda., do Instituto Politécnico de Viseu e de uma equipa da Universidade de Aveiro composta por investigadores do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática e da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, coordenada por Nuno Lau.

Estas quatro entidades vão contar com o apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção.

Para tratores e motos-quatro

O projeto AgroSafeBox – Intelligent Alert System for AgroVehicles Rollover and Driver Safety, consiste em desenvolver um produto de segurança para máquinas agrícolas e florestais com condutor. Propõe monitorizar, em tempo-real, a localização, inércia e outros parâmetros de um veículo, juntamente como os sinais fisiológicos do condutor, por forma a prevenir a ocorrência de acidentes no contexto de operações agrícolas e florestais. O equipamento desenvolvido será integrado em tratores e motos-quatro.