Projeto LIFE LiveAdapt promove ciclo de cursos

LIFE LiveAdapt é um projeto que junta entidades de Portugal, Espanha e França com o objetivo de criar uma estratégia que assegure a sustentabilidade dos modelos extensivos de produção animal no sul da Europa, em contexto de alterações climáticas. O projeto inclui um plano de formação, tendo sido concebidos cinco cursos, com o primeiro, com o tema “Pecuária Extensiva e Alterações Climáticas”, a decorrer entre 24 de maio e 18 de junho.

O primeiro curso tem prevista a seguinte estrutura:

  1. Caracterização da pecuária extensiva;
  2. Sistemas pecuários extensivos;
  3. Diagnóstico e situação atual da pecuária extensiva;
  4. Como os diferentes modelos pecuários influenciam o ambiente e a sociedade;
  5. Introdução às alterações climáticas. Efeitos, cenários e mitigação;
  6. Alterações climáticas e pecuária extensiva: efeitos e consequências;
  7. Adaptação da pecuária extensiva às alterações climáticas.

As inscrições, que devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível neste link, estão abertas até 17 de maio.

O segundo curso decorrerá durante o mês de julho e terá como temática a adaptação das explorações pecuárias face às alterações climáticas. Os restantes três cursos deverão decorrer em setembro/outubro de 2021 (sobre ferramentas, técnicas e métodos de adaptação às alterações pecuárias da pecuária extensiva), em novembro/dezembro de 2021 (dedicado à avaliação e acessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas) e janeiro/fevereiro 2022 (que abordará o planeamento da adaptação e mitigação das alterações climáticas em regiões pecuárias).

Para mais informações contacte a organização através do e-mail cursopextensiva@gmail.com.