Projeto europeu promove a mobilização contra o sexismo

Em março de 2019, o Conselho da Europa adotou uma recomendação que, para além de definir pela primeira vez de forma internacionalmente aceite o conceito de sexismo, propõe um conjunto de medidas concretas para a sua prevenção e combate baseadas no lema “Repare nele, fale dele, acabe com ele!”.

Neste contexto, o projeto “Mobiliza-te contra o Sexismo!”, promovido pela rede do Lobby Europeu das Mulheres, pretende contribuir significativamente para a erradicação do sexismo em nove países europeus, incluindo Portugal.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género são as entidades responsáveis pela dinamização deste projeto em Portugal, que é financiado pelo Conselho da Europa e que visa o conhecimento e a operacionalização da recomendação.

No âmbito do projeto terão lugar iniciativas promotoras do debate público sobre a prevalência do sexismo na sociedade portuguesa, as formas e contextos em que este se manifesta e sobre as possíveis respostas a dar ao fenómeno, nomeadamente webinários e mesas redondas virtuais.

As informações sobre o projeto e as iniciativas já realizadas encontram-se disponíveis através deste link. O website da campanha do Conselho da Europa em português também se encontra disponível, assim como informações sobre a Recomendação, um quiz e um vídeo.