Portugal com 70% da eletricidade gerada de origem renovável

Foi ontem publicado o Boletim de Eletricidade Renovável mensal da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), que indica que nos primeiros sete meses do ano, 70% da eletricidade gerada em Portugal foi de origem renovável.

Os dados mostram que entre janeiro e julho foram gerados 28.560 Gigawatt-horas (GWh) de eletricidade, correspondendo 19.980 GWh às energias renováveis. A incorporação renovável evitou a emissão de 7,6 Megatoneladas de dióxido de carbono (MtCO2eq), tal como o gasto de 325 milhões de euros em licenças de emissão de CO₂ e 1050 milhões de euros na importação de eletricidade proveniente de combustíveis fósseis.

Segundo a APREN, Portugal foi o quarto país com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, sendo apenas ultrapassado por Noruega, Áustria e Dinamarca, que obtiveram 99,5%, 83,9% e 71,4%, respetivamente. As fontes renováveis que mais se utilizaram foram a hídrica (34%) e a eólica (26%), seguidas da biomassa e da energia solar, com percentagens inferiores a 10%.

 

Fotografia de André Mendonça em Unsplash