Poluição por mercúrio preocupa

Quando pensamos em poluição marinha, a primeira imagem que nos vem à cabeça são garrafas de plástico, sacos ou redes de pesca a prender animais marinhos. Outra das hipóteses mais comuns são os derramamentos de petróleo. Mas será que alguma vez pensaríamos em mercúrio?

A poluição dos oceanos por mercúrio é um problema em todo o mundo, com grandes impactos não apenas no meio ambiente, mas também na saúde humana. Décadas de atividade industrial e queima de combustíveis fósseis levaram a grandes emissões deste metal pesado. Atualmente os oceanos contêm três vezes mais mercúrio do que o suposto.

O mercúrio fica no meio ambiente durante longos períodos de tempo. A exposição a níveis elevados pode prejudicar o cérebro, o coração, os rins, e os pulmões.

Apesar da redução drástica das emissões de mercúrio nos últimos anos, as concentrações em peixes de diferentes mares europeus permanecem as mesmas. Este nível de persistência mostra que evitar novas emissões não é suficiente. É necessário limpar e descontaminar o meio marinho.

O MER-CLUB é um projeto financiado pela UE com o objetivo de fornecer um sistema de limpeza de mercúrio.

Usando avanços científicos recentes, o MER-CLUB primeiro identificará os microorganismos que têm potencial para bioremediação de mercúrio. Este sistema vai servir como um teste para o desenvolvimento e implementação comercial.