Nova agência europeia “arranca” em abril

Com a implementação do novo orçamento de longo prazo da União Europeia (UE), alguns programas geridos pela Agência Executiva para a Competitividade e a Inovação (EASME) estão a ser transferidos para a nova Agência Executiva Europeia para o Clima, Infraestruturas e Ambiente (CINEA).

A partir de 1 de abril, o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), o Programa Life, o Horizonte 2020 – Eficiência Energética e parte do Horizonte 2020 – Desafio Social serão geridos pela nova agência.

O CINEA apoiará a implementação do Pacto Ecológico Europeu através da gestão de programas da UE com um orçamento total de 52 mil milhões de euros durante o período 2021-2027.

O Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas será brevemente substituído pelo novo Fundo Europeu das Pescas e da Aquicultura (EMFAF), um pacote de apoio à implementação da agenda da Política Comum das Pescas e da Política Marítima da UE para a governação dos oceanos.

As oportunidades de financiamento serão publicadas ainda durante o primeiro semestre de 2021. Encontre mais informações sobre o atual programa FEAMP neste site e no site da EASME.