Natureza e biodiversidade em destaque na Semana Verde

De 19 a 22 de outubro realiza-se a Semana Verde da União Europeia (UE), sob o tema “Natureza e Biodiversidade” com diversos eventos programados.

Após a adoção, em maio, da nova “Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030”, a Semana Verde irá salientar o contributo que a biodiversidade pode dar para a sociedade e a economia, bem como o papel que pode desempenhar no apoio e na promoção da recuperação num mundo pós-pandémico, criando emprego e crescimento sustentável.

Segundo a organização, “a nova estratégia demonstra como a recuperação é uma oportunidade para um novo começo, e de que é possível uma mudança transformadora. Trata-se de uma oportunidade de repensar a nossa relação com a natureza, alterar as atividades que estão na origem da perda de biodiversidade e da crise ecológica em geral e ponderar as implicações para a nossa economia e a nossa sociedade”.

A Semana Verde vai analisar a forma como as políticas da UE, como o Pacto Ecológico Europeu, podem ajudar a proteger e restaurar a natureza, permitindo-lhe recuperar e prosperar.

O evento deste ano constitui, também, um marco no caminho para a Conferência das Partes (COP 15) na convenção sobre a diversidade biológica, prevista para 2021, onde os líderes mundiais adotarão um plano de ação para a biodiversidade por um período de dez anos, que resultará num novo acordo global para as pessoas e a natureza.