Minha Terra participa na Assembleia Geral da ELARD

A Federação Minha Terra participou ontem, dia 20 de maio, em mais uma Assembleia Geral da ELARD – Associação Europeia LEADER de Desenvolvimento Rural. A reunião serviu, entre outros, para aprovação da adesão de dois novos membros, do Kosovo e do Luxemburgo, discussão sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa e a preparação das comemorações dos 30 anos do LEADER.

A Assembleia Geral aprovou a adesão à ELARD da NORDK, a rede de organizações de desenvolvimento rural do Kosovo e da Rede Rural Nacional do Luxemburgo, entidade representante dos GAL luxemburgueses. Com estas duas novas adesões o número de membros da ELARD sobre para 29, de 28 países europeus, incluindo países não-membros da União Europeia.

A reunião incluiu uma apresentação sobre os objetivos e o funcionamento da Conferência sobre o Futuro da Europa, a cargo de Anguel Beremlynsky, membro do Secretariado Comum da Conferência, tendo sido abordada a relação com a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais e outras estratégias da União Europeia.

A Assembleia Geral serviu ainda para discutir as comemorações dos 30 anos da criação da abordagem LEADER, com eventos de reflexão e debate e outras iniciativas previstas em vários países, promovidas pelos membros da ELARD, tendo ficado clara a vontade de promover um evento de nível europeu.