Minha Terra celebra 30 anos do programa LEADER

Há 30 anos, com a aprovação, a 15 de março e a publicação a 19 de março de 1991, pela Comissão das Comunidades Europeias de uma “iniciativa, com valor demonstrativo, relativa ao desenvolvimento rural”, denominada LEADER, iniciou-se uma transformação social nos territórios rurais da Europa, que já saltou fronteiras e é uma marca associada à qualidade de vida, à dignidade, à equidade e à democracia nas zonas rurais.

Para celebrar esta data, a Federação Minha Terra e os Grupos de Ação Local irão organizar durante o ano de 2021 um conjunto de iniciativas de reflexão e partilha sobre o Desenvolvimento Local em Portugal e preparar os próximos 30 anos do LEADER.

A Ana Paula Xavier, presidente da Direção da Federação Minha Terra, refere que o LEADER potenciou uma “abordagem diferenciadora que estimulou a conceção e implementação de projetos-piloto, o caráter inovador e demonstrativo, a integração dos agentes e a governança local”.

Outra das “conquistas” deste programa foi a “forma exemplar aproximar comunidades, ao mesmo tempo que promovia um método de envolvimento eficaz, conjugando interesses, anseios e expetativas locais”.

Ana Paula Xavier afirma ainda que o LEADER é uma “metodologia que se reforça, se renova e se recria e que, como tal, nos lança permanentemente novos desafios”.