Mar 2020 com 14 milhões de euros investimento executado

O programa Mar 2020 elegeu 2021 como o “ano dedicado à execução”.

Este mecanismo “pretende garantir que a programação seja plenamente utilizada, o que passa por os valores dos apoios públicos aprovados darem lugar à concretização dos investimentos previstos”.

Assim, o programa Mar 2020 refere que, desde o final do ano passado, já foi validada despesa, realizada e paga pelos beneficiários, que ascende a mais de 14 milhões de euros. A taxa de execução do programa subiu dois pontos percentuais passando dos 47% da programação, alcançados no final do ano, para 49%, registados em fevereiro.

Mais de metade dos valores aprovados (53%) estão já executados e com a despesa validada pelo programa.

De modo a proporcionar aos beneficiários a necessária liquidez para realizarem os seus investimentos, a taxa de pagamento dos valores aprovados ronda os 57%.

Em termos de prioridades de investimento que estruturam a programação do Mar 2020 é a prioridade dedicada a “Promover a comercialização e a transformação dos Produtos da Pesca e Aquicultura” que apresenta a mais alta taxa de execução (66%).

De destacar que quer os investimentos produtivos das empresas de transformação quer os investimentos a bordo, para reforço de segurança e das condições de trabalho a bordo das embarcações, apresentam uma taxa de execução de 57%, muito acima da média do programa, o que denota o dinamismo dos operadores económicos do sector.

Conheça aqui o ponto de situação detalhado.