No final de maio, o investimento executado no sector das pescas e da aquicultura, com o apoio do Mar 2020, ascendeu a 357 milhões de euros, em mais de 5600 projetos aprovados que, quando concluídos, irão concretizar um investimento no sector que ronda os 696 milhões de euros.
A maior taxa de execução do programa regista-se na prioridade dedicada a promover a comercialização e a transformação dos produtos da pesca e aquicultura (68%), 15 pontos percentuais acima da média de execução do programa que se eleva agora a 53%. Igualmente com execução acima da média, seguem os projetos que têm por objetivo promover uma pesca ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva e baseada no conhecimento, em que a taxa de execução é de 60% da dotação programada.
Recorde-se que a regra de guilhotina, que é aferida no final de cada ano (regra n+3), está cumprida desde fevereiro, e as transferências para Portugal do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, através do programa Mar 2020, ascendem a 54% da dotação programada, valor muito acima da média na União Europeia que se fica pelos 45%.
Pode consultar aqui o ponto de situação do programa.