FARNET publica guia sobre áreas piscatórias

A FARNET, rede europeia de zonas de pesca que concentra Grupos de Ação Local (GAL) na União Europeia (UE) e com a qual a ADELIAÇOR colabora, publicou o seu vigésimo guia que aborda estratégias de desenvolvimento para as áreas piscatórias. Este guia visa ajudar os GAL em toda a UE a elaborar estratégias de desenvolvimento local que sejam mais focadas, mais inovadoras, mais capazes e que consigam responder aos desafios que cada região enfrenta.

O próximo ano marca o início da terceira fase de apoio ao desenvolvimento local nas zonas de pesca e aquacultura na Europa. A experiência adquirida nas últimas duas fases deve permitir que os GAL identifiquem e concentrem as suas ações em temas que possam fazer verdadeira diferença para as comunidades da pesca e da aquacultura no Velho Continente.

O guia da FARNET foi elaborado para ajudar os GAL a enfrentar vários desafios, explicando o que uma boa estratégia deve conter, como elaborá-la e como integrar atividades de cooperação. Em cada capítulo são apresentados exemplos e dicas para ajudar a desenvolver melhores estratégias locais para o período 2021-2027.

O guia encontra-se disponível no site da FARNET, https://webgate.ec.europa.eu/fpfis/cms/farnet2/library/guides_en, em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, polaco e romeno.