Fórum de Alto Nível para um Turismo Sustentável

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, sob coordenação do Ministério da Economia e da Transição Digital, organiza o Fórum de Alto Nível para um Turismo Sustentável, a 14 de maio, num formato híbrido.

Esta é uma oportunidade para participar num debate sobre o futuro do sector do turismo.

O Fórum, centrado no tema do turismo sustentável, desdobra-se em três debates sobre competências, transição digital e inovação e coesão territorial e inclusão social, na perspetiva de sustentabilidade:

1) Como podem as competências contribuir para um Turismo melhor?

Debate sobre as necessidades de qualificação dos trabalhadores e os desafios da educação e da formação no sector do turismo como motores fundamentais para um desenvolvimento social sustentável do sector.

2) O turismo está um passo à frente na transição digital e na inovação? 

Debate sobre a capacidade da inovação impulsionar um crescimento económico baseado no turismo sustentável; e sobre a transformação digital enquanto processo iminente para enfrentar os desafios da sustentabilidade.

3) Promover a transição verde e sustentável nos territórios e regiões 

​​Debate sobre os desafios de uma transição verde no sector do turismo, na coesão territorial e na inclusão social e a sua importância para novas abordagens no sector do turismo e para preparar o caminho para um futuro sustentável.

As três sessões são transmitidas paralelamente em formato digital. Segue-se uma sessão plenária, também em formato digital, que reúne as principais partes interessadas do sector.

As conclusões dos debates da manhã são apresentadas na reunião de ministros que decorre à tarde.

Todas as sessões decorrem em inglês.​ As inscrições estão abertas até 12 de maio através deste link.