Formações da ADELIAÇOR terminam com balanço “positivo”

Considerando a conjuntura regional, nacional e mundial que exige das artesãs e artesãos açorianos uma responsabilidade e competitividade cada vez mais acrescida, a ADELIAÇOR, Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores, organizou, em parceria com o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, duas ações de formação online, enquadradas no projeto Craft & Art.

Os cursos foram destinados às artesãs e artesãos da zona de intervenção da ADELIAÇOR, inscritos no Centro de Artesanato dos Açores, tendo participado dez formandos.

Esta iniciativa iniciou-se no dia 2 de março com o curso de Marketing Digital – Redes Sociais e visou ajudar os artesãos a tirar proveito destas novas formas de comunicação. A ação de formação terminou a 22 de março.

Já a segunda ação de formação “arrancou” uma semana depois, a 29 de março, com o curso de Marketing Digital – Lojas Online que pretendeu transmitir aos artesãos novas competências relacionadas com transações comerciais a partir de ambientes virtuais. Esta ação de formação decorreu durante três semanas tendo findado terça-feira, dia 20 de abril.

Ao longo destas atividades foram abordados temas que visavam aumentar o conhecimento e a prosperidade dos negócios dos participantes, focando-se, essencialmente, e como referido em cima, nas seguintes áreas:

  • Redes Sociais [Caracterizar e distinguir redes sociais; Aprender a utilizar e potenciar as redes sociais e blogues como forma de marketing digital, aplicado a uma ideia de negócio; Definir planos de comunicação e de marketing digital; Gerir e aferir resultados provenientes de uma estratégia de marketing digital].

  • Lojas Online [Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia; As transações comerciais a partir de ambientes virtuais; Identificar as ferramentas do E-Marketing e do E-Commerce; Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade centrada nas necessidades dos consumidores].

A formação realizou-se em formato pós-laboral de forma a adaptar-se aos horários das artesãs e artesãos que trabalham por conta de outrem e incluiu momentos de formação em modo síncrono (em tempo real com o formador através de videoconferência) e modo assíncrono (sem o formador), sendo certificada como Formação Profissional.

Entre as participantes da formação esteve Rosa Mendonça, habitante da mais pequena ilha do arquipélago açoriano e dona do “Artesanato do Corvo”.

À ADELIAÇOR confessou ter “adorado a formação”, acrescentando:

“Nunca pensei conseguir construir um site, mas após esta formação, estou a pensar fazer um para o Artesanato do Corvo. Os temas abordados, o funcionamento da formação, a formadora e as colegas, foi tudo muito bom. Aproveito a oportunidade para agradecer esta oportunidade que me deram. Neste momento, estou a praticar o que aprendi na formação”.

 O site que Rosa construiu na formação encontra-se disponível em www.ilhacinco.cearteformacao.pt, com a nota de que a “Pastelaria Barreta” é fictícia, tendo sido “criada” apenas no âmbito das ações de formação.

Também Helena Gomes, artesã da ilha do Pico, participou na formação, referindo que a mesma foi “além das suas expetativas”.

“Ambas as formações foram excelentes e serão uma ferramenta importante para divulgar o meu trabalho artesanal. A formadora foi excelente a transmitir os conhecimentos, muito atenciosa e prestável. Agradeço-vos a oportunidade de ter participado nestas duas formações que foram além das minhas expectativas”.

Esta atividade foi apoiada pelo Programa INTERREG e inscreveu-se no objetivo da Cooperação Territorial Europeia cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.