Estudo aborda o papel da Inteligência Artificial no PEE

O Departamento Temático das Políticas Económicas e Científicas e da Qualidade de Vida, do Parlamento Europeu, publicou o estudo The Role of AI in the European Green Deal (O Papel da Inteligência Artificial no Pacto Ecológico Europeu), onde analisa a vasta gama de aplicações onde a Inteligência Artificial pode ser implementada com vista a promover os objetivos do Pacto Ecológico Europeu (PEE) que, por sua vez, procura atingir metas ambientais ambiciosas que exigem uma transformação de muitos setores da sociedade.

Tem sido cada vez mais destacado o potencial transformador da Inteligência Artificial para contribuir para o alcance dos objetivos de uma transição verde. Ao mesmo tempo, estas tecnologias digitais aumentam consideravelmente consumo de energia e recursos e criam riscos de efeitos ambientais adversos.

Esta imagem ambígua ilustra que a ação política e regulatória é necessária para canalizar o potencial da Inteligência Artificial para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu. A adaptação e implementação de políticas eficazes de Inteligência Artificial pressupõem um compreensão sólida dos mecanismos sociotécnicos que podem levar a resultados desejados ou indesejados consequências da Inteligência Artificial. Este relatório visa contribuir para desenvolver esse entendimento.