EMODnet lança nova versão do MDT

“Batimetria” é o estudo da profundidade subaquática de oceanos e lagos. Por outras palavras, a batimetria é o equivalente subaquático da hipsometria ou topografia, e uma fonte crucial de informação que possibilita muitas atividades económicas e científicas no mar.

A Rede Europeia de Dados e Observação Marinha (EMODnet) lançou recentemente uma versão atualizada do Modelo Digital de Terreno (MDT), que é uma referência chave para os governos, ciência e indústria. A nova versão beneficiou de contribuições e desenvolvimentos significativos de especialistas e é utilizada em áreas que vão desde as ciências marinhas até à governação sustentável dos oceanos. O MDT fornece aos seus utilizadores um acesso fácil e gratuito a dados batimétricos de alta qualidade.

EMODnet é uma rede de organizações apoiadas pela política marítima da União Europeia que trabalham em conjunto na observação do mar, no processamento de dados de acordo com padrões internacionais e na disponibilização dessas informações gratuitamente.

Para mais informações pode consultar o site da EMODnet.