Dieta Mediterrânica divulga ementas saudáveis

As situações de malnutrição e as doenças crónicas metabólicas não transmissíveis como a diabetes e as doenças cardiovasculares, emergiram desde cedo como fatores que agravam o prognóstico da infeção Covid-19.

A prática de uma alimentação adequada e equilibrada tem um papel fundamental no reforço do sistema imunitário, na manutenção de um bom estado de saúde e na qualidade de vida dos indivíduos.

Partindo destes pressupostos, e tendo por base as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre cuidados alimentares em tempos de Covid-19 e do respetivo Kit Alimentar Para 14 Dias de Isolamento, docentes da Área Departamental de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, em colaboração com nutricionistas da Santa Casa da Misericórdia de Lagos e da empresa Nutriviva, elaboraram a brochura “Ementas Saudáveis em Tempos de Covid-19” com o objetivo de promover a prática de uma alimentação saudável durante o período de confinamento social a que estivemos sujeitos como medida de contenção à pandemia Covid-19.

Esta brochura teve como objetivo promover a prática de uma alimentação saudável durante o período de confinamento social, a que estivemos sujeitos como medida de contenção à pandemia Covid-19, organizada de modo a promover hábitos alimentares adequados e saudáveis, enfatizando a necessidade de planear as refeições diárias, como forma de as tornar o mais variadas possível, mas também de gerir e aproveitar melhor os alimentos que constavam do kit alimentar da DGS.

São apresentadas recomendações de alimentação saudável, sem esquecer a importância de manter um bom estado de hidratação, bem como vários exemplos do que “comer” nas diferentes refeições diárias (pequeno-almoço, meio da manhã e da tarde, almoço e jantar), finalizando com um conjunto de ementas para catorze dias alimentares completos.

De forma a incentivar a confeção de refeições, não só pelas vantagens nutricionais e económicas inerentes, mas também como modo de descobrir ou redescobrir sabores e confeções culinárias simples, são apresentadas várias receitas que constam das ementas.

Estas ementas têm na sua base a tradição mediterrânica, pelo que, para além dos alimentos propostos no Kit Alimentar da DGS, utilizam também alimentos frescos de origem local, reforçando o consumo de fruta e de sopas de vegetais da época, salientando o aproveitamento de sobras de alimentos como forma de evitar o desperdício alimentar.

A tradição e a convivialidade em tempos de distanciamento social também não foram esquecidas, motivos que estiveram na origem da data de divulgação desta brochura, 10 de abril de 2020, sexta-feira santa, estando previstas nas ementas receitas tradicionais desta festividade religiosa ou adaptações destas receitas.

A brochura pode ser acedida aqui.