Dia do Leite assinalado com iniciativa dedicada às crianças

O dia 1 de junho é desde 2001 o Dia Mundial do Leite, uma iniciativa da FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. O leite e seus derivados desempenham um papel fundamental na nutrição e no desenvolvimento humano saudável ao longo da vida, mas especialmente na infância. Alimentos de origem animal, incluindo leite, estão associados a melhor crescimento, desempenho cognitivo e desenvolvimento motor entre as crianças.

O setor de laticínios está comprometido com uma produção ambientalmente responsável e não é um contribuinte importante para as emissões globais de GEE (Gases de Efeito de Estufa), pois contribui com menos de 3% dos GEE e este carbono libertado foi antes captado pelas plantas cultivadas pelos agricultores. Além disso, as vacas leiteiras são recicladoras, transformando os caules de milho, trigo, ervas e subprodutos dos biocombustíveis e da alimentação humana em proteína de alta qualidade para consumo humano.

Devido à pandemia, o projeto “Leite é Vida” não pode celebrar em 2021 o Dia do Leite recebendo visitas de crianças às suas quintas e vacarias ou organizando workshops sobre o queijo fresco nas escolas. Neste sentido foi lançado um passatempo para envolver crianças, professores e pais. O projeto desafiou cada turma ou grupo a fazer um desenho a relacionar o Dia Mundial do Leite com o Dia Mundial da Criança.

Os 50 desenhos de 34 escolas e ATLs participantes foram publicados na página do Facebook do Projeto “Leite é Vida”. A votação decorreu até às 20h00 [hora dos Açores] do dia 30 de maio. Os três desenhos com mais “gostos” levaram como prémio, material desportivo, um trator de pedais, material escolar e, claro, produtos lácteos.