Conferência virtual discute futuro da agricultura

Em 2020, o setor agrícola enfrentou um conjunto de desafios sem precedentes devido à crise provocada pela Covid-19. Desde questões logísticas, falta de mão-de-obra e, até, mudanças radicais na procura, o setor mostrou a sua resiliência adaptando-se aos diferentes desafios. No geral, o impacto da crise nos mercados de alimentos permaneceu limitado graças à resiliência da cadeia alimentar.

De acordo com o relatório Perspetivas Agrícolas da UE para 2020-30, publicado em dezembro de 2020, a crise levou ao reforço de algumas tendências pré-existentes, com aumento da procura por alimentos produzidos localmente, cadeias de abastecimento curtas e vendas de comércio eletrónico. Além disso, o relatório concluiu que as preocupações com a saúde, a origem, o meio ambiente e as alterações climáticas estão entre os principais impulsionadores das escolhas dos consumidores.

Os aspetos de sustentabilidade da agricultura e da produção alimentar da União Europeia (UE) foram reforçados nas discussões políticas sobre o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) e na concretização dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu. As propostas da Comissão Europeia para o futuro da PAC visam tornar a política agrícola da UE mais sensível aos desafios atuais e futuros, continuando a apoiar as necessidades dos agricultores europeus, que têm um duplo desafio – produzir alimentos e, ao mesmo tempo, proteger a natureza e salvaguardar a biodiversidade.

Junte-se à Conferência Virtual da EURACTIV para discutir o futuro da agricultura e em como a reforma da PAC afetará os agricultores e consumidores europeus.

O evento irá decorrer a 1 de junho, a partir das 07h30 [hora dos Açores] e as inscrições podem ser efetuadas aqui.