Comissão Europeia promove consumo sustentável de peixe

A Comissão Europeia lançou o Taste the Ocean, uma nova campanha nas redes sociais em que os melhores chefs promovem o consumo de peixe e marisco pescados ou produzidos de forma sustentável.

A campanha chega numa fase em que pescadores e produtores de aquicultura lutam pela sobrevivência, depois de quase um ano de encerramento de restaurantes e catering, os principais pontos de venda de seus produtos.

Porém, mais do que promover o consumo de peixe, a Comissão Europeia quer sensibilizar os consumidores para a importância do consumo local, sazonal e sustentável. Quando produzidos ou pescados corretamente, peixes e mariscos podem ter um lugar importante numa dieta sustentável, com uma pegada ambiental e de carbono muito menor do que a maioria das proteínas animais terrestres. Além disso, a produção de moluscos, como mexilhões ou ostras, pode até ajudar a prevenir a erosão costeira, um problema crescente em muitas regiões europeias.

Nos próximos meses, os melhores chefs de nove países da União Europeia irão partilhar receitas com vários tipos de peixes e mariscos. Durante a campanha, a Comissão Europeia destacará a beleza do setor das pescas e da aquicultura, mas também os seus desafios e complexidades.