Comissão Europeia lança nova edição dos prémios REGIOSTARS

A Comissão Europeia tem abertas candidaturas, até 9 de maio, para mais uma edição dos prémios REGIOSTARS. O objetivo deste galardão é identificar projetos com contributo relevante para o desenvolvimento regional, baseados na inovação e que possam servir de exemplo para outras regiões e promotores.

Elisa Ferreira, Comissária da Coesão e Reformas, destacou que estes prémios “são fundamentais para evidenciar o contributo dos projetos de âmbito local e regional para os objetivos da União Europeia de criação de uma economia inteligente, ecologicamente sustentável e justa para todos”.

O prémio inclui cinco categorias:

  • SMART Europe – Para projetos com contributo para o aumento da competitividade de negócios locais num mundo  digital;
  • GREEN Europe – Para projetos que contribuem para a construção de comunidades “verdes” e resilientes;
  • FAIR Europe – Para projetos que se destaquem no fomento da inclusão e no combate à discriminação;
  • URBAN Europe – Para projetos que promovam sistemas alimentares sustentáveis e circulares em contexto urbano;

Para além dos referidos acima, será atribuído um prémio relacionado com a temática desta 14.ª edição do prémio, que é o “Ano Europeu do Transporte Ferroviário”, para projetos que se destaquem na promoção da mobilidade sustentável através dos caminhos de ferro.

Podem candidatar-se todos os beneficiários de projetos financiados no âmbito da Política de Coesão e Desenvolvimento Regional da União Europeia. As candidaturas devem ser submetidas pelos coordenadores dos projetos e contar com o apoio da Autoridade de Gestão responsável pelo financiamento.

Saiba mais sobre os prémios e conheça as condições de participação aqui.