Comissão Europeia investe 45 milhões na economia azul

A Comissão Europeia, em parceria com o Fundo Europeu de Investimento, anunciou 45 milhões de euros de financiamento, por parte do BlueInvest, em dois fundos que visam projetar a economia azul na Europa.

Durante a conferência do BlueInvest Day em Bruxelas, o Chefe Executivo do Fundo Europeu de Investimento, Alain Godard e Virginijus Sinkevičius, Comissário para o Ambiente, Oceanos e Pescas, confirmaram os investimentos na Astanor Ventures e na Blue Horizon Ventures I.

A iniciativa BlueInvest, gerida pelo Fundo Europeu de Investimento, fornece financiamento para fundos que apoiam estrategicamente a economia azul. Este setor pode desempenhar um papel importante na transição para uma economia neutra em carbono até 2050, uma ambição anunciada no Pacto Verde Europeu. O programa é apoiado pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, o pilar financeiro do Plano de Investimento para a Europa.

Até ao momento foram financiados duas novas estratégias que abrangem a indústria de tecnologia agroalimentar, incluindo a economia azul, com ênfase na segurança alimentar, saúde e sustentabilidade. Estes investimentos apoiarão start-ups a desenvolverem produtos, materiais e serviços inovadores que possam contribuir para melhorar a conservação dos oceanos e impulsionar a economia azul.

Três investimentos adicionais em fundos especializados em economia azul, e apoiados pelo BlueInvest e InnovFin Equity no âmbito do financiamento Horizon 2020, também já foram aprovados e deverão materializar-se este ano.