Ciclo de webinares aborda fundos europeus

No próximo dia 21 de maio, amanhã, tem início o Ciclo de Webinares 2021 “Fundos Europeus: Resultados e Desafios”, promovido pela Representação da Comissão Europeia em parceria com a AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

O primeiro webinar será dedicado ao tema “Fundos Estruturais: o contexto, os resultados e os desafios do próximo ciclo” e conta com as participações da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

Esta iniciativa tem como objetivo contribuir para um balanço equilibrado da aplicação dos Fundos – os resultados e as deficiências – e lançar pistas sobre os desafios do próximo período de programação, promovendo uma visão informada e crítica sobre estas matérias.

Será composta por oito sessões ao longo dos meses de maio, junho e 1ª quinzena de julho, aproveitando o impacto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Os oito seminários previstos terão uma duração aproximada de 90 minutos, decorrerão em formato virtual e contam com a participação de um vasto e diversificado painel de especialistas com diferentes experiências nesta matéria, combinando uma visão interna do processo de aplicação dos fundos, com uma visão do conjunto dos fatores explicativos das evoluções nas áreas/sectores onde os fundos têm sido aplicados.

Os oradores convidados são Daniel Traça, professor catedrático de economia e diretor da Nova School of Business and Economics, e Ricardo Paes Mamede, subdirector do departamento de economia política do Instituto Universitário de Lisboa, e presidente da direção do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais.

Os comentários ficam a cargo de Pedro Mazeda Gil, investigador e subdiretor do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto e Nuno Oliveira Santos, Presidente do Conselho Diretivo da Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

O seminário será moderado pela jornalista Mónica Silvares. Nesta ocasião, a representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, efetuará uma apresentação do ciclo de seminários.

Pode consultar o programa aqui e assistir ao evento através desta ligação.

O primeiro evento deste ciclo pode ser acompanhado, igualmente, nas Redes Sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal: