Celebração do Dia da Europa com música e debates

No ano em que se assinala o 35º aniversário da adesão de Portugal ao projeto europeu, a Comissão Europeia em Portugal assinala o Dia da Europa com uma variedade de iniciativas para promover a proximidade e o debate sobre o futuro da Europa. Os interessados podem encontrar alguns exemplos e mais informações na página dedicada, e participar e acompanhar com os marcadores #EuropeDay e #DiaDaEuropa.

Programação cultural online

A música como linguagem comum terá lugar de destaque nas celebrações do Dia da Europa em 2021. Na manhã de 9 de maio, às 09h00 [hora dos Açores], será transmitido o concerto online  «Time to Deliver: What Can the Arts do to Help Europe’s Recovery?», da Orquestra Europeia da Juventude. Seis jovens portugueses, membros e ex-alunos desta Orquestra, baseados em Portugal e na Alemanha, contribuem com uma atuação da jovem Serenata Op. 8 de Beethoven e também com as suas ideias sobre a Europa, Portugal e o papel da música na ajuda à sociedade. Para mais informações pode consultar esta página.

No mesmo dia, às 16h00 [hora dos Açores], 1 300 músicos principiantes e profissionais de 43 países diferentes juntam-se numa atuação da Orquestra Europeia Virtual para interpretar uma versão especial do hino europeu («Hino da Alegria» de Beethoven) e que será transmitido no Facebook e Twitter da Comissão Europeia em Portugal. Este projeto é coordenado e organizado pelo recordista mundial da maior orquestra virtual, Jens Illemann, músico e professor que fundou a orquestra virtual #CoronaSpecial. Para o Dia da Europa, Jens Illemann fez um arranjo para o hino europeu, combinando música clássica, swing e rock num estilo eclético e vai tentar bater um novo recorde do Guinness com esta atuação. Para mais informações pode consultar esta página.

Para encerrar o dia, a partir das 17h00 [hora dos Açores] decorre o Music Europe Day, que inclui 15 concertos e conversas com artistas de vários países europeus. Portugal estará representado pela cantora Nenny nesta maratona musical organizada pela Europavox e pela Representação da Comissão Europeia em França e que poderá ser acompanhada no Facebook da Comissão Europeia em Portugal.

A ela juntam-se:

  • Balkan Taksim [Roménia];
  • Daithí [Irlanda];
  • David Walters [França];
  • Garbanotas [Lituânia];
  • Girls in Hawaii [Bélgica];
  • Kid Simius [Alemanha];
  • Ladaniva [Arménia];
  • Lor [Polónia];
  • Lydmor [Dinamarca];
  • My Ugly Clementine [Áustria];
  • nemanja [Croácia].

O Music Europe Day – MED surge em 2020 como uma alternativa digital às festividades do Dia da Europa com mais de 600 000 pessoas a assistir a essa primeira edição.

Debates, entrevistas e 35 visões para o futuro da Europa

No dia 9 de maio, a RTP transmite em direto, a partir do Mosteiro dos Jerónimos, um debate sobre o futuro da União Europeia com Elisa Ferreira, Durão Barroso, Carlos Moedas e António Vitorino, portugueses que integraram ou integram o Colégio de Comissários da Comissão Europeia. O debate terá início durante a emissão do Telejornal da RTP1 e prosseguirá na RTP3.

O jornal Público será palco de dois eventos para dar voz ao que as pessoas pensam da UE, agora e no futuro, com duas iniciativas que podem ser acompanhadas no jornal e nas suas várias plataformas digitais. No dia 9 de maio publica uma série editorial com testemunhos de 35 pessoas diferentes e a sua perspetiva sobre os 35 anos de história de Portugal na União Europeia. No dia 14 de maio promove o debate online “Europa: Jovens forças do Velho Continente” com jovens que se destacam em áreas diferentes para debater o que significa viver no Portugal Europeu e as suas propostas para o futuro da União Europeia, assim como responder a questões da audiência através do Facebook e YouTube.

Conferência sobre o Futuro da Europa e um portal para descobrir mais sobre a União Europeia

Para o Dia da Europa este ano, as instituições da UE abrem as suas portas “virtuais”, para que os cidadãos possam conhecê-las melhor e saber mais sobre a União Europeia. Um portal do Dia da Europa apresenta os vários organismos e atividades, incluindo os organizados nos Estados-Membros e em todo o mundo. Podem fazer visitas virtuais às instituições da UE, como o Parlamento Europeu, o Conselho Europeu e a Comissão Europeia, ver vídeos e testar os seus conhecimentos sobre a UE.

A 9 de maio, em Estrasburgo, decorre a inauguração da Conferência sobre o Futuro da Europa que faz parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da UE e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem. Através da plataforma digital em futureu.europa.eu, os europeus têm uma forma simples de se fazer ouvir, de partilhar ideias para moldar o futuro e de organizar e/ou participar em eventos e iniciativas.