A Comissão Europeia (CE) publicou uma lista de potenciais práticas agrícolas para a próxima Política Agrícola Comum (PAC). Esta lista visa contribuir para o debate em torno da reforma da PAC e o seu papel no cumprimento das metas do Pacto Verde. Esta lista também aumenta a transparência do processo dos Planos Estratégicos da PAC e fornece aos agricultores, administrações, cientistas e partes interessadas uma base para uma discussão mais aprofundada sobre como fazer melhor uso deste novo instrumento.
Nesta reforma da PAC, que está atualmente em negociações entre o Parlamento Europeu, o Conselho da Europa e a CE, os eco-regimes são um novo instrumento concebido para recompensar os agricultores que optam por seguir uma linha de proteção ambiental e ação climática.
A futura PAC desempenhará um papel crucial na gestão da transição para um sistema alimentar sustentável e no apoio aos agricultores europeus.
Os Planos Estratégicos da PAC colocarão em prática serviços de consultoria agrícola, bem como medidas agroambientais, ambientais e investimentos para atender às metas do Pacto Verde, em particular aquelas decorrentes da estratégia “Do Prado para o Prato” e da estratégia de biodiversidade para 2030.
Para serem apoiados por esquemas ecológicos, as práticas agrícolas devem:
A lista de potenciais práticas agrícolas incluem a agricultura orgânica e agroecologia, assim como a agricultura de carbono.
Outras práticas agrícolas que podem ser apoiadas por eco-esquemas incluem a agricultura de precisão, para reduzir o consumo de aditivos para rações, em favor do bem-estar animal.
A lista publicada pela CE pode ser consultada aqui.