CE lança recolha de projetos de hidrogénio limpo

A Comissão Europeia (CE) lançou um convite aos mais de 1000 membros da Aliança Europeia para o Hidrogénio Limpo, no sentido de apresentarem projetos de tecnologias e soluções de hidrogénio renovável e hipocarbónico.

Trata-se de um passo importante na construção de uma reserva de projetos de investimento viáveis para alcançar os objetivos estabelecidos na Estratégia do Hidrogénio para uma Europa com Impacto Neutro no Clima. O prazo para a apresentação dos projetos termina em 7 de maio. Na próxima reunião do Fórum do Hidrogénio, que terá lugar em 17 e 18 de junho, analisar-se-ão os projetos, assim como oportunidades para o estabelecimento de parcerias.

O objetivo da Estratégia da UE para o Hidrogénio é intensificar a implantação de hidrogénio limpo na Europa. A estratégia estabelece o objetivo de instalar 6 GW de eletrolisadores de hidrogénio renovável e produzir até 1 milhão de toneladas de hidrogénio renovável até 2024, assim como 40 GW de eletrolisadores de hidrogénio renovável e 10 milhões de toneladas de hidrogénio renovável até 2030.

O principal objetivo da Aliança Europeia para o Hidrogénio Limpo, lançada em julho de 2020, é identificar e construir uma reserva de projetos de investimento viáveis ao longo da cadeia de valor do hidrogénio, tendo em vista a transição ecológica, a criação de um mercado do hidrogénio limpo que contribua para o crescimento e o emprego e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. A Aliança Europeia para o Hidrogénio Limpo reúne a indústria, as autoridades públicas nacionais e locais, a sociedade civil e outras partes interessadas.

Está fortemente ancorada na cadeia de valor do hidrogénio, abrangendo o hidrogénio renovável e hipocarbónico, desde a produção até à sua transmissão à mobilidade, à indústria, à energia e às aplicações em aquecimento. Seis mesas-redondas funcionam em grupos de trabalho temáticos, responsáveis pelo trabalho operacional da aliança.