CE lança questionário sobre a floresta

A Comissão Europeia (CE) anunciou uma consulta pública, no âmbito do Pacto Verde Europeu, de forma a desenvolver uma nova estratégia florestal na União Europeia (UE). Esta novo plano terá como base a estratégia de biodiversidade da UE para 2030, que cobrirá todo o ciclo florestal.

Este plano tem como objetivo garantir florestas saudáveis que contribuam significativamente para o aumento da biodiversidade, para o cumprimento dos objetivos ambientais, para a redução dos desastres naturais, e para garantir meios de subsistência e apoio às comunidades rurais.

Esta estratégia ajudará, também, a UE a cumprir os seus compromissos internacionais e constituirá a base de uma abordagem consistente sobre as florestas, permitindo uma liderança mais forte da UE a nível internacional, no contexto do Acordo de Paris.

Segundo a CE, “todos os cidadãos e organizações são bem-vindos a contribuir nesta consulta”. As instituições europeias estão à procura de contributos de um vasto leque de partes interessadas, desde autoridades nacionais, regionais e locais; proprietários e gestores florestais; indústrias e empresas de base florestal; sindicatos; cidadãos da UE e de outros pontos do mundo; consumidores de produtos derivados de madeira; organizações não-governamentais; instituições de ensino superior; organizações internacionais; e instituições financeiras.

O objetivo desta consulta é recolher as opiniões dos cidadãos e das partes interessadas, que a CE irá posteriormente inserir na preparação da futura estratégia florestal.

Os interessados podem contribuir para esta consulta preenchendo o questionário online, que está disponível em várias línguas oficiais da UE.