Caldo Verde eleito “uma das melhores sopas do mundo”

Não há muitos anos, divulgava a CNN que Portugal é “o segredo gastronómico mais bem guardado da Europa”. Entretanto, entre tops mundiais com restaurantes portugueses e listas de melhores iguarias do mundo com doces nacionais, a CNN Travel, o canal de viagens da estação televisiva norte-americana, publicou uma lista de algumas das 20 melhores sopas do mundo.

A lista começa na Banga da Nigéria (que até leva bagre, o peixe-gato, carne e marisco), passa por “celebridades” mundiais como a marroquina harira, o ramen japonês, o borscht ucraniano, a incontornável bouillabaisse francesa e a conhecida moqueca de camarão.

Lá pelo meio, da cor da esperança, um embaixador de Portugal. O “famoso” caldo verde, considerado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.

“Verduras cortadas fininhas fundem-se com batatas e cebolas nesta sopa caseira portuguesa.” É assim que se apresenta este prato, a que a própria CNN chama “uma estrela da culinária”, tanto de “cafés sofisticados” como de “cozinhas rurais”. E uma síntese bem certeira: é “a definição da comida caseira que reconforta”, ou seja, tão reconfortante quanto afetiva.

Refere-se ainda que há versões com o “suculento chouriço português”, que pode acrescentar “um toque de sabor salgado e fumado que torna a sopa ainda mais robusta”.

O menu completo de sopas escolhidas pela CNN Travel pode ser consultado aqui.