Brasil levanta embargo a produtos lácteos açorianos

Os governos de Portugal e do Brasil anunciaram, na passada segunda-feira, o levantamento do embargo aos produtos lácteos dos Açores, que vigorava desde 2015, após um encontro bilateral que juntou as ministras da Agricultura dos dois países.

Em comunicado, o executivo português referiu que nesta reunião, realizada em Lisboa, foi também possível ultrapassar questões que “dificultavam a proposta de novas empresas nacionais para a exportação de lácteos para o Brasil”.

De acordo com o documento, Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura de Portugal, sublinhou ser “essencial para todos os que trabalham na cadeia de abastecimento” falar de oportunidades de crescimento, inovação e resiliência do setor.

“Acredito que deste diálogo sairá reforçada a nossa cooperação histórica, seja no domínio técnico e da transferência de conhecimento, seja no estreitamento das nossas relações comerciais”, adiantou.

Por sua vez, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, enalteceu a necessidade de cooperação entre Portugal e Brasil, bem como uma maior aproximação aos países de língua portuguesa.

“Como países irmãos podemos ter relações comerciais mais fortes e mais próximas”, concluiu.