AIA publicada em Diário da República

A Agenda de Inovação para a Agricultura (AIA) 2020-2030 foi publicada, na passada terça-feira, em Diário da República, com propostas de “resposta ágil e adequada”, segundo o Governo da República, a desafios do setor agroalimentar, como alterações climáticas, mudanças no consumo e digitalização.

A agenda, apresentada no início de setembro, irá abranger assuntos como a coesão, a agricultura e a floresta, traçando uma estratégia de médio prazo para o setor, que inclui previsões de alteração na demografia, com menos população em Portugal, mas mais a nível mundial e mais concentrada nas cidades, e com menos recursos. Segundo o Governo, o propósito da AIA, é o de “fazer crescer o setor agroalimentar, inovando-o e entregando-o à próxima geração”.

A agenda pretende igualmente promover um “maior respeito pela natureza e pela preservação da biodiversidade”, combatendo a degradação dos solos e o desperdício no processo produtivo, e um modelo agrícola sustentável, que assegure uma alimentação de qualidade e em quantidade, assente em produtos frescos, da época, locais, em cadeias curtas, por forma a reduzir a pegada ecológica.