Agroecologia em destaque este mês com vários eventos

O Grupo de Ação e Intervenção Ambiental está a organizar a iniciativa “PrimaveraAE 2021 – Encontros por uma Primavera Agroecológica”, que visa “promover o encontro entre praticantes, ativistas, investigadores e entusiastas da agroecologia, de forma a estimular o debate crítico sobre os caminhos para a transição Agroecológica em Portugal.” Entre as mais de duas dezenas de eventos contam-se tertúlias sobre as dimensões da agroecologia, promovidas pela Caravana AgroEcológica.

Ao longo do mês de abril vão multiplicar-se os debates, apresentações de projetos, convívios, visitas guiadas digitais e as tertúlias, que darão a conhecer e discutirão a agroecologia. A iniciativa termina a 1 de maio, com um evento de encerramento.

Relativamente às tertúlias da Caravana Agroecológica, a próxima decorre a 15 de abril, terá como moderadora Inês Costa Pereira (Caravana AgroEcológica), e discutirá “A importância dos sistemas de distribuição curtos”, sendo convidados Laura Rodrigues (Município de Torres Vedras), Liliana Pinto (Agrinemus), Maria José Ilhéu (Rede Rural Nacional) e Manuel Tenório (UTAD).

Já a tertúlia seguinte, prevista para 29 de abril, será moderada por Sara Magalhães (Caravana AgroEcológica) e terá como tema a sensibilização e envolvimento de todos os atores, estando ainda por definir os convidados.

As tertúlias decorrem sempre entre 16h00 as 17h00 [hora dos Açores], de forma online, podendo ser acompanhadas através da página Facebook da Rádio Movimento.

Para além das tertúlias, a Caravana AgroEcológica irá também participar na conversa aberta no âmbito do Festival das Marias sob o tema “Batom nos Lábios e Enxada na Mão”,  uma iniciativa do “EntreMarias”. Esta conversa será sábado, dia 10 de abril das 14h00 às 16h00 [hora dos Açores]. As inscrições devem ser feitas através do link: https://forms.gle/R9szkNPdtgtXnx8U7.

Consulte aqui o programa completo da iniciativa PrimaveraAE 2021.