A ADELIAÇOR realizou esta quinta-feira, dia 1 de outubro, na sua sede, na cidade da Horta, Ilha do Faial, uma reunião com a Autoridade de Gestão do PRORURAL+ que serviu para desbloquear várias questões que se encontravam pendentes.
Na reunião marcaram presença o Dr. Valter Braga, Diretor Regional do Desenvolvimento Rural e Gestor do PRORURAL+; o Eng.º Nuno Costa, Chefe de Divisão de Apoio ao Meio Rural; o Dr. Luís Botelho, Presidente da Direção da ADELIAÇOR; Arlene Goulart, Coordenadora da ETL; e as Técnicas Superiores da ETL, Dolores Oliveira e Sónia Borges.
A reunião, que surge com a aproximação do fecho desta legislatura, serviu para a apresentação do Eng.º Nuno Costa, Chefe de Divisão, à direção e aos técnicos da ADELIAÇOR. Apesar de ter assumido as referidas funções este ano, ainda não havia sido possível a sua vinda à sede da Associação devido à pandemia de Covid-19. Entre as várias funções que desempenha, inclui-se o acompanhamento dos quatro Grupos de Ação Local (ADELIAÇOR, ARDE, ASDEPR e GRATER) que gerem a sub medida 19.2 do PRORURAL+ na Região Autónoma dos Açores.
Depois da apresentação do Chefe de Divisão, os presentes debateram a sub medida 19.2 do PRORURAL+, cuja gestão é da responsabilidade da ADELIAÇOR, que procura sempre dar o apoio adequado a todas as dificuldades sentidas pelos beneficiários, de forma a garantir uma boa execução do programa.
Entre os temas abordados estiveram igualmente a gestão técnica e financeira das operações aprovadas, assim como o acerto de procedimentos na análise de pedidos de pagamento.
Relativamente às taxas de compromisso e de execução, as mesmas situam-se nos 95% e 42%, respetivamente.
A ADELIAÇOR encontra-se a acompanhar as operações com a devida atenção, nesta que é uma fase de adaptação e superação de desafios por parte dos beneficiários devido à pandemia de Covid-19.